LiveZilla Live Chat Software
Área do Cliente

Novidades

06 Apr 2018

Processo: Moagem de Trigo

Confira este breve explicativo sobre o processo de moagem de trigo.

O processo de moagem do trigo é composto por diversas etapas que se desdobram em subprocessos, para facilitar a compreensão, trabalhamos com quatro processos principais, que são: Recepção e Armazenagem do grão, Limpeza e Preparação do Trigo para Moagem, Moagem do Trigo e Produção de Farinha e o Envase, Armazenagem e Despacho dos Produtos Acabados.

 

RECEPÇÃO E ARMAZENAGEM DO GRÃO

O trigo passa por uma pré-limpeza ao chegar ao moinho para retirada das impurezas maiores. Após, é encaminhado para silos de armazenagem usando o critério de tipo de trigo e qualidade.

 

LIMPEZA E PREPARAÇÃO DO TRIGO PARA MOAGEM

Após a definição dos trigos e qualidade de cada um, o trigo é puxado dos silos e sofre um rigoroso processo de limpeza para eliminação das mais variadas impurezas, aqui utilizam-se as máquinas e equipamentos como: Canal de Aspiração, Imã Tubular, Separador Gravitacional e Separador Vibrante Pré-Limpeza.

Realizada a limpeza, o trigo passa por um processo chamado acondicionamento que consiste em umidificar, usam-se equipamentos como adicionador automático de água e molhador intensivo o grão e mantê-lo por um período de descanso (silos) para então ser encaminhado para a moagem propriamente dita.

 

MOAGEM DO TRIGO E PRODUÇÃO DE FARINHA

O objetivo da moagem é separar na forma mais pura o endosperma do trigo, que será moído e convertido em farinha não contaminada com germe ou farelo. Utilizando a combinação dos equipamentos abaixo.

Os processos da moagem são basicamente:

  • Rotura: Partir o grão e raspar o endosperma. O equipamento indicado é o banco de cilindros.
  • Separação: O endosperma é separado dos grãos de trigo. Plansifter
  • Purificação e Redução: Na purificação, as partículas grossas são enviadas aos sassores para extrair todo o farelo possível. Os produtos classificados e purificados, do endosperma mais puro aos contaminados pelo farelo são finalmente convertidos em farinha.

 

ENVASE, ARMAZENAGEM E DESPACHO DOS PRODUTOS ACABADOS

Finalizada a moagem, as farinhas são encaminhadas para silos de acordo com o tipo (farinha para panificação, biscoitos, uso doméstico, etc.), posteriormente passam por uma checagem (plansifter de repasse e turbo peneira). Então, são ensacadas (ensacadeira para sacos boca aberta ou ensacadeira para sacos valvulados) e encaminhadas ao despacho final (distribuidores e consumidores finais).

O Grupo Idugel projeta e produz uma variedade de máquinas e equipamentos para processamento de grãos, entre em contato conosco e tenha acesso as melhores soluções tecnológicas para seu projeto.

 

Gostou? Compartilhe com seus amigos!